Branding não é só para marcas de grife!
Precisamos conversar sobre como o conceito de branding tem sido distorcido e confundido na mente das pessoas!
Claro que há muitos profissionais coerentes no mercado, mas há também muita gente falando grandes besteiras e se autodenominando “especialista em Branding”.
Pasmem! Esses dias vimos um conteúdo que comparava a Bic com a Montblanc, colocando Bic como uma marca muito mais fraca em termos de Branding…
Nos sentimos na obrigação de deixar claro que esse tipo de comparação e raciocínio não tem sentido nenhum!
Primeiramente: elas não são concorrentes! Apesar de serem do mesmo segmento, têm propostas de valor completamente diferentes e atendem a demandas distintas.
Compará-las seria como dizer “Estou em dúvida entre comprar um celta ou um porsche”.
Mas a pior parte é dizer que uma empresa como a Bic não investe em branding.
Veja bem, em 2019, a marca foi reconhecida como a quinta marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking da BrandZ da Kantar.
Ela tem uma estratégia de construção de marca forte e eficaz, com campanhas bem-sucedidas e patrocínios de eventos esportivos e culturais em todo o mundo.
A Bic é uma marca que tem uma presença forte e consistente em todo o mercado global, o que é um reflexo do investimento sólido em branding.
Inclusive, de acordo com o relatório financeiro anual do Grupo Richemont de 2020, a Montblanc reportou um faturamento de € 1,49 bilhões, enquanto a Bic reportou um faturamento de € 1,63 bilhões. Ou seja, a Bic faturou mais do que a Montblanc naquele ano.
Senhoras e senhores, branding é uma visão de gestão com foco na marca, é algo conceitual e amplo que exige um conhecimento de mercado e negócios como um todo.
Por isso, quando alguém sem experiência na área começa a falar, isso se torna tão perigoso.
Fica o alerta…
Infelizmente, tem muita gente por aí prometendo resultados absurdos e levando muitas empresas a investirem tempo e dinheiro em algo que não trará o retorno esperado.
Nós atuamos na área de branding há mais de 20 anos e podemos afirmar com tranquilidade que branding não é algo fácil, é preciso investir dinheiro, criar uma estratégia sólida e inteligente, além de ter paciência, pois os resultados não costumam ser imediatos.
Não existem atalhos, branding é um processo que exige coerência e constância!